08 de Março, Dia Internacional da Mulher!

Dia 08 de Março é celebrado o Dia Internacional da Mulher! Suas conquistas avançaram muito nos últimos anos, ganhando espaço em praticamente todas as áreas. No mercado de trabalho, vem conquistando cargos e salários cada vez maiores, sendo também hoje 60% da população universitária do País.

Quando o assunto é investimentos, são conhecidas por serem mais conservadoras, porém, apesar de serem mais cautelosas, buscam cada vez mais informações para se orientar na hora de investir.

Como uma forma de homenagem a este dia que destaca sua força e importância, veja algumas dicas para você não apenas assumir o controle da sua vida financeira, mas também aprender a fazer o seu dinheiro trabalhar ao seu favor:

  • ELIMINE AS TAXAS E TARIFAS BANCÁRIAS

Conheça tudo o que o banco te cobra de taxas, juros e tarifas. Saiba que a maioria das pessoas entrega muito dinheiro ao banco através de taxas que mensalmente parecem baixas, mas que se tornam grandes no acumulado a longo prazo. Conquiste sua liberdade financeira. Quando você conhece as opções disponíveis no mercado, não aceitará qualquer coisa.

  • TENHA UMA RESERVA DIFERENTE PARA CADA OBJETIVO DE VIDA

Você sabe qual a melhor técnica para atingir um objetivo? Enxergar o que você almeja. E por isso, é importante ter metas. Por exemplo, a viagem que você fará nas próximas férias tem um prazo diferente do seu planejamento de aposentadoria que se difere do seu projeto pessoal de comprar uma casa própria. Então, é preciso ter reservas diferentes de acordo com cada objetivo. Dentro daquele valor mensal que você determinou economizar, estabeleça o quanto vai para cada meta.

Um tipo de investimento muito seguro e que possibilita que você invista de maneira diversificada de acordo com o prazo em que você irá utilizar aquela reserva é o Tesouro Direto. (O que é o Tesouro Direto)

  • PARA CONSEGUIR JUNTAR DINHEIRO “SE PAGUE” PRIMEIRO

Siga uma regra básica para conseguir juntar dinheiro. Sempre “se pague” primeiro. O valor que você economiza nunca poderá ser de acordo com o que sobrar naquele mês. Tenha um valor fixo para economizar todo mês e que não poderá ser mexido. Seja determinado em relação aos seus próprios sonhos.

  • INVISTA

Quanto antes você investir, mais cedo você terá lucro através do juro composto. Os juros compostos são os juros que periodicamente são incorporados ao seu patrimônio. Essa é a mágica! Em resumo, você investe um valor e esse valor vai crescendo e rendendo cada vez mais sem que você precise fazer nada. Por isso, mesmo com pouco, é importante começar cedo.

  • INVESTIMENTOS PREFERIDOS

Elas investem mais em previdência, segundo um levantamento do Itaú Unibanco. De acordo com o banco, elas representam, atualmente, 55% do volume investido. Outro investimento que agrada as mulheres são imóveis. Para completar a lista das preferências de investimentos das mulheres, entram a renda fixa e a poupança.

  • CONTROLE SEUS GASTOS

Quando você sabe exatamente no que você gasta o seu dinheiro, o controle sobre isso fica muito maior. Anote tudo, pois é através dos pequenos gastos que você se perde. Não esqueça que os poucos reais que você gasta no cafezinho, por exemplo, devem ser multiplicados pelos dias da semana, e esse valor deve ser multiplicado pelas semanas do mês e assim por diante. Por isso, quanto mais controle, mais fácil será acumular patrimônio e gastar apenas com o necessário.

  • EVITE COMPRAR POR IMPULSO

A nossa sociedade é consumista de maneira geral. Estamos frequentemente expostos a estratégias de mídia que nos incentivam a comprar coisas que não precisamos para necessidades que não temos.

Caso você seja uma pessoa que não consegue ter dinheiro sobrando no fim do mês porque não resiste a uma compra, saiba que tudo a sua volta é feito para você agir desta forma. Porém, quando se toma consciência disso, você assume o controle e aí, gastos se tornam uma opção e não uma armadilha. Portanto, não compre por impulso, é recomendável ter uma noite de sono entre o desejo e a ação da compra em si. Acredite, às vezes você mal sairá da loja e já terá se conscientizado de que não precisa comprar aquilo.

CONCLUSÃO

O conhecimento é uma arma muito poderosa que, aplicado no controle das suas finanças pessoais, pode gerar grandes ganhos. Enquanto as desigualdades entre homens e mulheres não são extintas, podemos evitar as desvantagens geradas pela injustiça através da educação financeira.

Busque educação financeira, cuide de suas finanças e tenha sempre a ajuda de bons consultores. Conte com a W1!

Até a próxima!

Ricardo Eduardo – Consultor de Economia W1